
Lá Vem Ela
LÁ VEM ELA |
---|
Categoria: Programa de Computador |
Status: Concedido |
N° do Processo: BR 512023000809-5 |
Nível de Maturidade Tecnologica (TRL): 9 |
Autores: Ana Letícia Maia Alvarez / Brena Renata Maciel Nazaré / Calilo Kizan de Araújo Lorenço Júnior / Davi Brito da Silva Lobo Gemaque / Eric Fernando Monteiro Ferreira / Rayara Lins da Silva Ribeiro |
Titularidade: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ |
Contexto:
O aplicativo “Lá vem ela” se trata de um jogo de plataforma do subgênero corrida infinita, onde o objetivo principal é percorrer a maior distância possível enquanto desvia de obstáculos.

Sobre a tecnologia:
A ambientação do jogo é familiar ao cotidiano belenense, trazendo a chuva da tarde como o motivador para a correria dos personagens, que percorrem a Avenida Nossa Senhora de Nazaré tomando cuidado para não serem atingidos por mangas e outros empecilhos.
O cenário é representado em um plano bidimensional, onde o personagem é controlado a partir de deslizes verticais ao lado esquerdo da tela, enquanto seus pulos ficam a cargo de toques do lado direito. Durante as sessões de jogo, o usuário coleta moedas e acumula pontos que contribuem para:
Conquistas |
Torneios |
Desbloquear personagens |
Desbloquear cenários |
O aplicativo já está disponível para download no Google play.

Oportunidades:
Alguns dos ganhos provenientes da parceria estabelecidas entre Empresas e Universidades são:
Para a Empresa:
• Acessar especialistas que não compõem o seu quadro de funcionários ou que são de difícil contração;
• Acessar laboratórios, equipamentos e técnicas que muitas vezes são economicamente inviáveis de manter em sua própria estrutura;
• Acessar Know How restrito a poucas instituições;
• Acessar pessoas com visão diferenciada em relação aos paradigmas da Empresa;
• Acessar recursos através de linhas de incentivos fiscais e fomento a pesquisa, reembolsáveis ou não;
• Acessar graduandos, mestrandos e doutorandos com potencial para recrutamento de pessoal especializado.
Para a Universidade:
• Acessar informações de mercado e procedimentos de pesquisa da Empresa que podem contribuir na formação de seus discentes;
• Acessar equipamentos e infraestrutura de produção e pesquisa não disponíveis em seus laboratórios;
• Acessar recursos através de linhas de fomento a pesquisa não disponíveis em seus laboratórios;
• Acessar recursos financeiros adicionais para realização de suas pesquisas;
• Viabilizar a aplicacão dos resultados de pesquisa, gerando riqueza e valor para a sociedade;
• Possibilitar receitas adicionais através da remuneração pela Empresa pela exploração dos resultados de pesquisa.
(FONTE: BAGNATO; MARCOLAN, 2016, p. 6)
Responsável pela Proteção:
Se a tecnologia acima despertou seu interesse, entre em contato conosco para uma parceria:
NITT/UEPA
nitt@uepa.br
(91) 3131 – 1913
Fonte:
BAGNATO, V; MARCOLAN, D. Guia Prático II: Transferência de Tecnologia Parcerias entre Universidade e Empresa. São Paulo: Agência USP de Inovação, 2016. Disponível em: http://www.inovacao.usp.br/wpcontent/uploads/sites/300/2017/10/cartilha_TT_bom.pdf. Acesso em: 28 de set. 2019.