Cerame:

A valorização do artesanato de Icoaraci:

Alunos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) apresentaram o projeto “Cerame”, um site que tem como objetivo integrar informações sobre as olarias do Polo Cerâmico do Paracuri, em Belém. A iniciativa visa dar visibilidade ao saber-fazer tradicional dessa região e promover o turismo cultural.

Desenvolvido como parte do Projeto Interdisciplinar (Prointer) do curso de Design da UEPA, o site oferecerá dados sobre localização, contato, especialidades de produtos, galeria de fotos, história das olarias, notícias e eventos. Os alunos visitaram as olarias, conversaram com mestres oleiros e colaboraram com pesquisadores locais, enriquecendo a experiência teórica e prática.

A equipe do projeto trouxe destaque para quatro olarias em Icoaraci e a Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso. O site não se concentra no comércio eletrônico, mas sim em fornecer informações que incentivam os visitantes a conhecer mais sobre as olarias e seu legado.

O projeto já atraiu atenção da Prefeitura de Belém e foi apresentado na 17ª Primavera de Museus do Ecomuseu de Belém. A iniciativa destaca como o design pode agregar valor à cerâmica de Icoaraci, fortalecendo a cerâmica marajoara, produzida na região, que é conhecida por sua representatividade cultural e história e promoção da identidade local.

“Quando me refiro à agregação de valor, é justamente investindo em design, através de embalagens, marcas, sites, aplicativos, construindo uma identidade visual para os produtos gerados. Isso poderia resgatar, manter e difundir a cultura indígena, e ainda valorizar o território de produção, como acontece em outras regiões em que o artesanato é fortalecido em parceria com o design.”

– Brena Renata, orientadora do projeto e coordenadora do Nitt.Uepa